Por vezes dano-me por esta tendência doentia portuguesa pela inveja. Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador de futebol do Mundo. (ponto). Por uns dias gozem esse feito, solidarizem-se com ele. Afinal não é todos os dias que um português anda pelos quatro cantos do mundo, levando atrás e à borla uma nação inteira. Vir, neste momento dizer que Ronaldo é arrogante e "miudo" sabe mesmo mal. Tresanda a inveja. Ainda por cima primária.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Ronaldo, o melhor

Deixem-me, hoje, ser mais madeirense do que português do continente. Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor do Mundo. O menino prodígio da quinta Falcão, abraçou o universo. Em 500 anos de História da Madeira só houve um.
Marcadores:
madeira
Imperdoável
Realizado por Clint Eastwood, com o próprio no papel principal, "Imperdoável", reúne ainda Morgan Freeman e Gene Hackam. Um bom filme, de 1993, a rever hoje, às 21h30, no Hollywood. Uma excelente fuga a mais uma noite bafienta de "Prós e Contras", que vai debater (?) o feito de Cristiano Ronaldo ter sido considerado o melhor futebolista do Mundo em 2008. Mais palavras para quê? Pobre comunicação social.
Duas notas apenas para a primeira entrevista de Mário Crespo na SIC, às 21h, com Alberto João Jardim. Circo garantido, portanto. No final do Jornal Nacional, da TVI, Constança Cunha e Sá entrevista Santana Lopes... Que nos terá a dizer, de novo, esta personagem?
Duas notas apenas para a primeira entrevista de Mário Crespo na SIC, às 21h, com Alberto João Jardim. Circo garantido, portanto. No final do Jornal Nacional, da TVI, Constança Cunha e Sá entrevista Santana Lopes... Que nos terá a dizer, de novo, esta personagem?
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Pequeninos, mesmo

Ontem, quando comprava uma prenda no El Corte Inglés, a funcionária que me atendia achou de contar a sua triste sina de jovem desesperada, frustrada, desencantada. Com 32 anos, uma licenciatura em arquitectura e um filho de 3 anos, estava num dos muito balcões dos grandes armazéns a fazer embrulhos. O horário é continuo e muda todas as semanas: uma das 10h às 19h e outra das 15h às 22h. A moça, divorciada, deixa o filho com a mãe, que tem ainda a seu cargo um marido com alzeihmer. Ana é divorciada e não podia dar-se ao luxo de recusar um "emprego", quando o mesmo surgiu. Perante o meu silêncio, disse que não incentiva nenhum jovem a ir para a universidade. "Para quê? Para trabalhar nisto?". Ana não tem tempo para o filho, que convive com um avô que "voltou a ser bebé". As contas fervem e nada de creches, nem de luxos parecidos. Esta moça é o retrato actual do nosso país: quase sem esperança. Resta emigrar, disse-me. No mesmo dia em que ouvi estas palavras li no DN que muitos enfermeiros (jovens e não só) estavam a ser recrutados para hospitais ingleses. Em troca, um salário de 1500€. Em Portugal ganhavam 1000€. Pergunto: com o nível de vida britânico o que são 1500€? Eles, no entanto, mostravam-se contentes.
Só uma pequena coisinha: quando se entrevista um primeiro-ministro ou Presidente da República não se deveria fazer uma perguntinha sobre estes factos tão reais, tão desanimadores, tão pequeninos? Seria, decerto, mais importante que saber o que pensam do Manuel Alegre, do Estatuto dos Açores ou da "cooperação estratégica".
Só uma pequena coisinha: quando se entrevista um primeiro-ministro ou Presidente da República não se deveria fazer uma perguntinha sobre estes factos tão reais, tão desanimadores, tão pequeninos? Seria, decerto, mais importante que saber o que pensam do Manuel Alegre, do Estatuto dos Açores ou da "cooperação estratégica".
Manuela no seu pior

Hernâni Carvalho, ex-segurança, ex-jornalista da RTP, "comentador" criminal. Cecília Carmo, ex-ginasta, jornalista da RTP. João Carvalho, actor, filho de Ruy de Carvalho. Gonçalo Amaral, ex-inspector da PJ, primeiro responsável pela investigação do caso Maddie, acusado de eventuais actos de tortura em interrogatórios. Estes são apenas algumas das personalidades que o PSD vai apoiar nas autárquicas deste ano. Manuela Ferreira Leite, ao visar estes nomes, revela o sentido de desnorte que reina no seu partido. Gosto cada vez mais de ser madeirense e de Alberto João Jardim.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Mário Soares, essa obsessão
Ana Lourenço convidou para o seu primeiro "Dia D" de 2009, Mário Soares, o eterno "pai" da nossa democracia, a quem todos nós devemos a liberdade e o caminho do progresso. A jornalista da SIC manteve o registo de sempre: sem sal, amorfa, confortada. O ex-Presidente da República disse o que lhe apeteceu, sem novidade, sem rasgo, sem oportunidade. Não houve contraditório mesmo quando afirmou que a comunicação social quer é "sangue" (o que é, infelizmente verdade) e que a entrevista, da véspera ao primeiro-ministro foi muito "agressiva". Compreendo que para Mário Soares é difícil surpreender numa entrevista. Ele tem espaço que sobra nos media durante os 365 dias do ano para dizer tudo que lhe vai na alma. Não compreendo a enorme reverência com que é tratado pelos jornalistas. Afinal, o que disse ele de novo?
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Mário Casagrande (II)
Deveria ter uns 14 anos quando, na missa das 20h da Igreja do Colégio, o pe. Mário Casagrande fez a sua homilia baseada na história, verídica, de uma jovem estudante, que engravidou, motivando a ira dos pais. Não consigo reproduzir exactamente o episódio. O que sei é que prendeu a atenção dos presentes, que, em silêncio e comovidos, escutaram mais um lição de bom senso daquele homem alto, de cabelos brancos, de gestos simples e afáveis. Ao que parece a rapariga em apuros recebeu um convite para sair de casa, por ter prevaricado. Numa terra fervorosamente católica como a Madeira essa era a atitude mais esperada perante a "vergonha". O pe. Mário falou com os pais e levou-os a reconsiderar, afirmando que a filha precisava de ser amada e acarinhada, mais que nunca. A forma como desenvolveu o enredo foi notável. As palavras incisivas e certeiras. Naquela tarde/noite de domingo, aquele homem marcou-me pelo seu estilo genuíno, pela forma como encarava e entendia as pessoas. Falava uma linguagem que eu percebia. Tivesse a Igreja mais sacerdotes como Mário Casagrande.
Marcadores:
casagrande,
igreja,
madeira
Entrevista inquinada
Ricardo Costa não deveria ter aceite fazer a entrevista ao primeiro-ministro, José Sócrates. O actual director-adjunto do Expresso deveria ter pedido escusa por todas as razões do mundo: proque trata por tu o chefe do Governo; porque é irmão do estratego das suas candidaturas, António Costa; porque é comentador, editorialista, analista e tem vincado o seu protesto veemente contra a grande parte das políticas do Governo. Como jornalista, Ricardo Costa prestou um mau serviço, hoje. Opinou, comentou e só depois questionou, agressivamente. José Sócrates de-lhe uma "tareia" e suprema das ironias: conseguiu vitimizar-se um bocadinho, humildemente, contra a arrogância do entrevistador.
domingo, 4 de janeiro de 2009
Mário Casagrande

Para os de cá o nome não dirá muito. Para os madeirenses da minha geração Mário Casagrande é sinónimo de homem grande, bom, educado. Contador de histórias nato, este padre italiano, radicado no Funchal há muitos anos, foi uma referência notável. As suas missas dominicais das 19 e 20h eram autênticas lições de bom senso, escutadas sobretudo pelos mais jovens. Era com eles que o pe. Mário Casagrande gostava de estar, tendo fundado e dirigido durante anos a escola da APEL. Era um homem muito alto, simples, que não usava batina nem qualquer adorno que o identificasse com a Igreja. Lembro-me de nos domingos de Verão sair pelas traseiras da igreja do Colégio, de calças de ganga e pólo. O italiano mais castiço que conheci morreu hoje, aos 78 anos.
Marcadores:
casagrande,
igreja,
madeira
Nada de novo
Uma vez mais fiz a experiência: de férias nada de jornais nacionais. Apenas uma vista de olhos pelos jornais da região onde me encontro. Durante duas semanas dei descanso à vista e, sobretudo, à cabeça. Exceptuando a (deplorável) guerra Israel/Palestina, nada de novo sobre a Terra. Continuamos iguaizinhos, num país pequenino, com quase todos pequeninos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)