segunda-feira, 25 de junho de 2007

Jornalistas

Vozes insuspeitas (?) ligadas ao jornalismo português vociferam contra as alterações ao Estatuto que este Governo vai imprimir. Concordo. Mas de quem é a culpa deste estado de coisas a que chegou o nosso jornalismo? De quem é a culpa pelo mau (quase péssimo) jornalismo que se pratica em quase todas as publicações? De quem é a culpa pela miscelânea entre a Imprensa e o mundo dos negócios, dos grandes interesses? De quem é a culpa pela existência de jovens jornalistas que se submetem a ditames quase ditatoriais nas redacções? De quem é a culpa pela manutenção de recibos verdes "ad eternum"?

A profissão vive actualmente numa selva, onde convivem interesses privados, financeiros e onde existe pouco sentido de serviço público. E de quem é a culpa? Fica no ar a pergunta.


Enquanto se discute e brada contra o Estatuto, quem já teve a coragem de se "chegar à frente" e dizer que é necessário uma instituição credível que represente os jornalistas? Quem é que diz abertamente que se cometem autênticos ataques à liberdade de expressão dentro das... redacções? Quem é que já veio dizer que há contractos de um mês para os estagiários? Parem, escutem e vejam bem se Santos Silva tem ou não alguma razão?

1 comentário:

Ana Clara disse...

Será que a notícia recente de que a Inspecção-Geral do Trabalho anda numa roda viva em ataque à política de «contratação» das centenas de estagiários nos órgãos de comunicação social é verdadeira?
Apesar do meu desencanto por este País, quero evitar ser pessimista e acreditar que alguma coisa positiva pode (e deve) ser feita urgentemente!

Contador

Hit Counters