sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Inveja - arte suprema

Tão ao jeitinho português, a inveja some e segue. É, decerto, o pior defeito deste povo. Sempre me disseram quando era pequenino: cuidado com o olhar dos outros, podem ter inveja. Recomendavam-me até uma "cruzinha de alecrim" para afastar o "mau olhado". Era assim, na Madeira da minha pequenez! Constato que, neste campo continuamos iguais. É o colega, o vizinho e, pasme-se, até o amigo. Ficam invejosos com o sucesso dos outros, com as ideias, com as iniciativas, com o ordenado. Desgraçado país. A inveja corroi. E é pecado, nesta nação católica. Lembro-me, de numa entrevista à VISÃO, um português radicado nos EUA dizer mais ou menos isto: «Em Portugal se eu passar com este carro (topo de gama) todos me olham de lado, com inveja. Aqui (nos EUA) pensam: ainda, um dia, hei-de ter carro igual». Eis a diferença!

Sem comentários:

Contador

Hit Counters