domingo, 4 de janeiro de 2009

Mário Casagrande


Para os de cá o nome não dirá muito. Para os madeirenses da minha geração Mário Casagrande é sinónimo de homem grande, bom, educado. Contador de histórias nato, este padre italiano, radicado no Funchal há muitos anos, foi uma referência notável. As suas missas dominicais das 19 e 20h eram autênticas lições de bom senso, escutadas sobretudo pelos mais jovens. Era com eles que o pe. Mário Casagrande gostava de estar, tendo fundado e dirigido durante anos a escola da APEL. Era um homem muito alto, simples, que não usava batina nem qualquer adorno que o identificasse com a Igreja. Lembro-me de nos domingos de Verão sair pelas traseiras da igreja do Colégio, de calças de ganga e pólo. O italiano mais castiço que conheci morreu hoje, aos 78 anos.

4 comentários:

Anónimo disse...

O PADRE MÁRIO CASAGRANDE estará sempre no Coração dos seus alunos.
Um HOMEM de uma simplicidade extrema, de uma boa disposisão 365 dias do ano, sempre pronto a nos ajudar. Sempre a brincar mas a levar pelo caminho certo! Perdemos um Amigo, eu pelo menos perdi um Grande Amigo!
A Terra ficou mais pobre... Mais pobre de Grandeza!
Estás sempre no meu Coração! Nunca me esquecerei de ti...
Tua aluna e fã nº 1
Ana Isa Moniz

Roberto Ferreira disse...

O pe. Mário foi, acima de tudo, uma lufada de ar fresco, na igreja madeirense. Contador de histórias genial, prendia a atenção de todos às suas palavras sempre reconfortantes e certeiras. Era de uma simplicidade extrema e um aliado dos jovens.

Anónimo disse...

Fui aluno do Colégio Infante Don Henrique entre 1970 e 1975. Desde ese ano estou vivendo na Venezuela e nunca esqueci o Padre Mario Casagrande a quen considero o meu segundo pai, pois a sua influencia en min foi definitiva para me transformar en un homen direito.É con muita tristeza que recibo esta noticia. Que Deus o receba na sua Gloria. Manuel Teodoro Da Conceiçao Pestana

dbranco disse...

santo homem que batia nos alunos sem dó nem piedade (lembratinas, puxões de cabelo, chapadas, sovas valentes, torturas...) enfim um grande homem

Contador

Hit Counters