sexta-feira, 27 de julho de 2007

1993: ano de eleições na Madeira

Mal começei no jornalismo (sou daqueles que para ter carteira tinha de ir ao sindicato...) o meu primeiro chefe de redacção, Henrique Correia, mandou-me "colar-me" ao PSD e aos actos do governo regional. Eu, com 20 anos, a escrever sobre o "senhor presidente", sobre a figura truculenta, imparável, emotiva, por vezes grosseira. O meu baptismo correu bem. Passado uns meses e quando fazia a cobertura de um jantar/comício na Ponta do Sol, depois de duas inaugurações na Ribeira Brava, juntei-me ao grupo de Jardim, em amena cavaqueira. Na altura o PSD queria recuperar Machico e Porto Santo, nas mãos do PS. Referindo-se à ilha Dourada, Jardim disse mais ou menos isto: «Não me importo que o Zeca (candidato do PS) ganhe, porque me entendo bem com ele, ao contrário do parvo do Cândido (PSD)». Eu gelei! Havia notícia, eu estava lá, ele não me pediu segredo, por isso ia publicar! Manchete no DN. Admiração: nenhum colega de nenhum órgão escreveu uma linha, sob a justificação de "aquilo era uma conversa privada". Se fosse hoje não o faria, porque na verdade tratava-se de um desabafo, num grupo, que ouvi, anos depois, "n" vezes aos políticos de cá e de lá. Sobre a postura dos meus colegas da altura...bem façam as vossas leituras.
Depois disso passei a ser persona non grata nos comícios, nos jantares, na sede do PSD. Era frequente Jardim referir-se a mim como elemento da PIDE ou da rua do Surdo (sede do PS). Os desenvolvimentos foram de tal ordem que safei-me a tempo de uma tareia num jantar em S. Vicente.

De volta a outro comício, não me lembro onde, outra tirada, desta vez em cima do palco e de microfone na mão: «As câmaras que não forem do PSD não levarão um tostão do governo», mais ou menos. Nova manchete. Silêncio nos outros órgãos de comunicação... Conclusão: a oposição em peso foi recebida em Belém por Soares...E daí?


A questão designada Madeira tem de ser analisada de vários prismas. A inteligência tem de vencer a emotividade.

Sem comentários:

Contador

Hit Counters