segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O negócio da saúde

Em 2003/2004, não me recordo, entrevistei o presidente da Organização Portuguesa de Transplantação, Mário Caetano Pereira, falecido em 2005. Disse-me na altura o antigo responsável que em Portugal se faziam poucos transplantes cardíacos porque os cardiologistas não se entendiam com os cirurgiões cardio-toráxicos. Mais: que os transplantes aos pulmões eram quase inexistentes, porque a probabilidade de sobrevivência dos doentes era muito pequena e isso desmotivava os clínicos. Sem corporativismos, Caetano Pereira despiu a máscara que normalmente cobre a defesa dos médicos. Interessado no tema, falei com José Roquette, conceituado cirurgião do hospital de Santa Marta e hoje director clínico do privado hospital da Luz. Confrontado com o mistério dos transplantes pulmonares, referiu que era de facto assim. À pergunta sobre o que acontecia aos doentes em fila de espera, respondeu, serenamente: muitos acabam por morrer. O que descrevo está publicado.
Ao ver o DN de hoje deparei-me com o título: "Transplantes rendem milhões aos médicos do serviço público". Trabalham por incentivos, o que é positivo. Mas o que dizer deste autêntico negócio, quando sopram ventos cada vez mais fortes de situações gritantes na área da saúde? O povo começa a indignar-se a sério. E tem toda a razão.

PS: Na Madeira, nenhum médico pode cobrar mais que 55€ por consulta, no privado. A convenção assinada com o governo regional assim o determina, com o argumento dos médicos receberem também do público e pelo facto de grande parte população não ter ainda capaciade financeira para entrar no carrossel da livre concorrência. Jardim é do PSD, convém lembrar...

1 comentário:

Sandra Campos disse...

Boa noite,
Hoje em busca de nova informação para actualizar o blog, encontrei o seu blog e fico feliz por ver que o tema dos Transplantes Pulmonares está a chegar cada vez a mais pessoas que finalmente conseguem perceber o quão mal continua Portugal nesta matéria.
Convido-o a visitar http://transplantes-pulmonares.blogspot.com e ver, em especial os videos, reveladores de um país que se movimenta apenas por caprichos politicos, economicos e por interesses pessoais egoistas. Chegam-me todos os dias dezenas de pedidos de ajuda. É muito triste!
Obrigada,
Sandra Campos

Contador

Hit Counters