segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A inveja

Dizem que é um dos sete pecados mortais. Uma colega decidiu bater hoje à minha porta para espantar os males da alma. Porque um colega não lhe elogia o trabalho. Porque não mostra entusiasmo pelo trabalho desenvolvido pelo grupo. Porque a desmotiva. Porque - no fundo - quer é ganhar mais do que ela. Porque - registe-se - quer ser chefe do departamento. A colega, que eu conheço do elevador, da entrada e da saída, estava revoltada e convocou-me para o seu pranto. Nada de novo, pensei e disse-lhe. No fundo este país não avança também devido à inveja. Ninguém ou quase ninguém quer ganhar, em campo aberto, o lugar do parceiro, o seu sucesso, a sua alegria, a sua auto-estima. Esperam, quais raposas matreiras, para derrubar o que mexe. Os métodos pouco importam. Ninguém pensa, antes: vou aos antípodas para conquistar um lugar que até merece ser meu. Faz-me lembrar aquela do emigrante português a viver nos EUA e com um carro de alta cilindrada à porta, que se recusava a trazer para a terra natal. Porquê? Porque em Portugal poucos se importariam em lutar por um carro igual, antes indagariam: como conseguiu ele aquela bomba? É esta a diferença.

Sem comentários:

Contador

Hit Counters